O MUNDO SOMOS NÓS

Mundo da Floresta é um projeto para crianças dos 2 aos 6 anos, integrado no Centro de Aprendizagem da associação O Mundo Somos Nós e tem como finalidade principal religar as crianças com a natureza, promovendo assim o seu desenvolvimento holístico.

Para além deste objetivo principal, promove-se, através da utilização de jogos e materiais disponíveis no espaço da ludoteca, a aprendizagem através da brincadeira.

Benefícios da Atividade ao Ar Livre

Desenvolvimento de Personalidade

Maior concentração

sensação de

Resolução de problemas

Vitalidade natural

Independência

Resiliência

Maior motivação

Comunicação

Felicidade

Saúde

auto-estima

Cooperação

Crianças e Natureza

É importante para o desenvolvimento saudável das crianças que tenham contacto regular com a natureza. No Mundo da Floresta  pretendemos levar as crianças todos os dias para o ar livre, faça frio e chuva ou faça sol.

Com calças e casacos impermeáveis, botas/galochas e chapéus, a diversão é garantida: escorregar na lama, brincar em troncos de árvores mortas, subir árvores vivas, apanhar folhas e paus, correr, deitar no chão, imaginar sem limites, tudo é permitido, desde que feito em segurança para si, outros e meio ambiente.

No meio natural podemos aprender coisas sobre o lugar onde estamos, da sua história, sobre a fauna e a flora, podemos desenhar, podemos aprender a contar e a calcular. E, sobretudo, podemos fazer descobertas.

Ensinamos não apenas  sustentabilidade mas também sobre a regeneração de espaços. O futuro do planeta depende disso.

VANTAGENS DO CONTACTO COM A NATUREZA

liberdade de movimento

desenvolvimento físico-motor

construção da auto-confiança

desenvolvimento da criatividade

descoberta do mundo natural

enfrentar desafios

correr riscos

cooperação com os outros

maravilhar-se com a natureza

respeito pelo meio ambiente

Ludoteca - Aprender a Brincar

​No espaço da ludoteca é possível aplicar o método Aprender a Brincar conjugado com princípios não contraditórios entre si de diferentes pedagogias que nos inspiraram (como Reggio Emilia, Waldorf, Montessori, etc.).

 

Brincar é  fundamental para a aprendizagem das crianças, pois contribui para o seu desenvolvimento intelectual, físico, social e emocional.
Na ludoteca privilegiamos os princípios fundamentais do brincar: correr riscos, cometer erros, explorar novas ideias e sentir alegria.

 

Os materiais que utilizamos (Montessori) são ferramentas de qualidade para a aquisição de capacidades numéricas, alfabetização, comunicação, consciência ambiental, entre outros.

 

Fomentamos atitudes que levem as crianças a serem ativas na aprendizagem – curiosidade, assumir riscos, perseverar, resolver problemas, negociar e reflectir. Estimulamos e alimentamos o pensamento criativo fazendo perguntas, explorando as possibilidades em conjunto e desafiando e ampliando as ideias. Ajudamos as crianças a tornarem-se conscientes das conexões que podem fazer na aprendizagem, como entre novas experiências e anteriores.

 

Criamos um espaço que  permite às crianças estarem completamente envolvidas nas suas experiências para aprenderem profundamente sobre elas bem como, sobre o impacto que causam.

Segurança

As crianças são acompanhadas por Guias da Floresta, profissionais com formação adequada com trabalho com crianças.

 

Nunca deixamos as crianças em situações de perigo sem ajuda. No entanto, tentamos sempre ajudar a criança a descobrir uma saída da situação por si. Se isso não for possível, intervimos, dando o apoio necessário, como sugestões ou mesmo apoio físico.

 

Nunca deixamos que as crianças fiquem sem vigilância e tomem decisões que as coloquem em perigo bem como a dos seus colegas.

Guias da Floresta

Os guias da floresta são profissionais com formação adequada para trabalhar com grupos de crianças em contexto de saídas na natureza. As nossas guias são também educadoras (de infância e social) e receberam formação para poderem trabalhar de acordo com as intenções educativas do projeto.

mundo da floresta

o mundo somos nós

0