O MUNDO SOMOS NÓS

O Mundo da Floresta é um projeto destinado a crianças dos 2 aos 6 anos, composto por um programa de atividades diárias na natureza e na ludoteca do nosso centro de aprendizagem.

Da parte da manhã, inspirados pelas forest schools do norte da europa, levamos as crianças para uma floresta próxima. Para isso devem ir devidamente equipadas pois, faça chuva ou faça sol, iremos brincar, explorar e aprender lá fora.

Benefícios da Atividade ao Ar Livre

Desenvolvimento de Personalidade

Maior concentração

sensação de

Resolução de problemas

Vitalidade natural

Independência

Resiliência

Maior motivação

Comunicação

Felicidade

Saúde

auto-estima

Cooperação

Temos como objetivo principal o reconectar das crianças com a natureza e a capacidade de se conseguirem maravilhar com tudo o que o meio ambiente lhes oferece. Mas também pretendemos promover um desenvolvimento holístico, onde a gestão emocional é trabalhada diariamente, aproveitando os momentos de frustração e de conflito entre pares como momentos fundamentais para a aprendizagem.  Temos ainda como intenção o desenvolvimento da motricidade, da criatividade, da capacidade de explorar e respeitar o meio ambiente, a possibilidade de enfrentar desafios e correr riscos, a cooperação com os outros, bem como todas as competências académicas essenciais para um desenvolvimento integral.

No meio natural podemos aprender coisas sobre o lugar onde estamos, sobre a fauna e a flora, podemos desenhar, aprender a contar, mas sobretudo podemos descobri-lo e explorá-lo com todas as partes do nosso corpo. Encorajamos as crianças a correr riscos de modo a que entendam quais os seus limites e os tentem ultrapassar, estimulando assim a sua autoconfiança.

VANTAGENS DO CONTACTO COM A NATUREZA

liberdade de movimento

desenvolvimento físico-motor

construção da auto-confiança

desenvolvimento da criatividade

descoberta do mundo natural

enfrentar desafios

correr riscos

cooperação com os outros

maravilhar-se com a natureza

respeito pelo meio ambiente

Ludoteca - Aprender a Brincar

Da parte da tarde, na ludoteca, aplicamos o método Aprender a Brincar, num espaço organizado segundo a metodologia montessori, com materiais de qualidade que permitem a aquisição de capacidades numéricas, linguísticas e alfabetização, consciência ambiental, artísticas, entre outras.

 

Tanto na floresta, como na ludoteca desenvolvemos projetos de investigação mediante os interesses evidenciados pelo grupo. Assim, colocamos as crianças como parte ativa no processo da sua aprendizagem, despertamos o pensamento criativo fazendo perguntas, procurando as suas respostas e consolidando as novas aprendizagens.

No mundo da floresta as crianças podem brincar, aprender, sorrir, mas acima de tudo ter tempo para ser crianças.

mundo da floresta

o mundo somos nós

0