O MUNDO SOMOS NÓS

equipa

Conheça a nossa Equipa

A equipa do Centro de Aprendizagem O MUNDO SOMOS NÓS é constituída por profissionais que se têm vindo a especializar numa abordagem sensível e inteligente da educação.

 

Neste grupo, os educadores estão motivados em proporcionar às crianças o ambiente, o espaço e o tempo necessários ao seu desenvolvimento holístico. Têm diferentes qualificações e experiências mas em comum uma constante atenção na criação de um ambiente saudável para que as crianças e jovens floresçam em liberdade e com respeito pelo que os rodeia. São facilitadores da aprendizagem e implementadores das intenções do projeto no dia a dia.

 

Esta equipa tem frequentes reuniões e formações para que seja reforçada a sua coesão através de diálogo e partilha, os seus conhecimentos e, sobretudo para continuarem a crescer como pessoas, tanto quanto as crianças e jovens que acompanham.

Ivone Apolinário

Coordenadora do Centro de Aprendizagem

É a atual coordenadora do Centro de Aprendizagem da associação O MUNDO SOMOS NÓS. Foi co-fundadora do projeto e é Presidente da direcção da associação. Apesar da sua formação base ser em Relações Internacionais e de ter estudado Gestão, um interesse crescente na educação de adultos e crianças levou-a a estudar várias áreas como a Medicina Natural (Macrobiótica e Zen-Shiatsu), Yoga, Parto Humanizado e Educação Pré-Natal, e a colaborar na fundação de projetos ligados à alimentação, saúde, estilo de vida natural e parentalidade, sempre de um ponto de vista educativo. Mais tarde empenhou-se em investigar, várias abordagens educativas, entre as quais as de J. Krishnamurti, principal inspiração do cerne do projecto, frequentando diversas formações e visitando escolas em Inglaterra, Espanha e Portugal. Em 2017 frequentou, na Suécia, a formação “Seminar Leader and Parental Coaching” do Family-Lab International, fundada pelo inovador pedagogo dinamarquês Jesper Juul. Faz parte dos órgãos sociais da MEL – Associação Movimento de Educação Livre.

Eliana Rodrigues

Coordenadora e Guia na Escola do Mundo

Licenciada em engenharia alimentar, artesã, aficionada da agricultura biológica e da cozinha vegetariana. Começou por ter as funções de educadora ambiental e alimentar, neste projeto que co-fundou. À medida que o projeto foi crescendo, criou-se uma simbiose de desenvolvimento entre ambos, trazendo a descoberta de competências e habilidades que a conduziram ao cargo de Coordenadora Pedagógica da Escola do Mundo. Ao longo dos anos tem participado em várias formações, nomeadamente relacionadas com a pedagogia de Maria Montessori, na qual se tem vindo a especializar. Atualmente, encontra-se numa formação de Pedagogia Montessori (6-12 anos), é coordenadora pedagógica e guia na Escola do Mundo e responsável pela área de projeto, horta biológica e Cozinha do Mundo.

Susana Pires

Coordenadora Mundo da Floresta, Educadora de Infância e Guia no Mundo da Floresta

Licenciada em Educação de Infância e Pós Graduada em Educação da Criança em Creche, desde cedo teve a sua vocação bem vincada para o trabalho e envolvimento com crianças. No seu percurso profissional, leccionou em diversos colégios no Porto, onde praticou o trabalho de projeto, baseado na metodologia de Reggio Emília, entre outras. Mais recentemente abraçou o OMSN e ajudou na criação de um projeto para os mais pequeninos: O Mundo da Floresta. Entregue de corpo e alma, sente que este é modelo educativo com que efetivamente se identifica e a faz sentir realizada, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, uma vez que os dias de “trabalho” são repletos de sorrisos, muita cumplicidade e entrega, entre todas as crianças e equipa pedagógica. Terminou a sua formação de “Forest School Leader” e encontra-se a frequentar uma formação de Pedagogia Montessori. No seio da associação é também responsável pela organização de eventos.

Ana Rosendo

Guia na Escola do Mundo

Licenciada em Biologia Aplicada, prosseguiu os seus estudos em Agricultura Biológica e Sustentabilidade. Apaixonada pelo desporto, agricultura e educação. Criou um projeto social, O Mundo dos Graúdos, com o qual formou uma parceria com a associação O Mundo Somos Nós, que a conduziu ao cargo de guia na Escola do Mundo. Neste momento encontra-se a frequentar uma formação de Pedagogia Montessori (6-12 anos), é guia na Escola do Mundo e responsável pela elaboração de manuais de professores e criação de projetos.

Gabriela Leite

Educadora Social no Mundo da Floresta

Licenciada em Educação e mestre em Mediação Educacional pela Universidade do Minho é uma apaixonada pelo poder da educação não-formal. Iniciou as suas experiências profissionais através do associativismo e não satisfeita, envolveu-se em em projetos de voluntariado numa organização local onde colaborou em dois projetos distintos. O primeiro voltado para a prevenção de comportamentos de risco e combate ao absentismo escolar e o segundo também com uma componente preventiva voltado para temas de prioridade europeia como igualdade de género, tráfico de seres humanos e violência no namoro.  No ano letivo de 2019/2020 iniciou um estágio académico na Associação O Mundo Somos Nós onde criou em conjunto com as crianças inscritas na Escola do Mundo um jogo de tabuleiro cooperativo que promove a cidadania e a resolução positiva de conflitos. Agora, no ano letivo de 2020/ 2021 iniciará um estágio profissional como educadora social na valência do Mundo da Floresta e ficará também responsável pela comunicação do projeto e pela elaboração e planeamento de projetos externos. Encontra-se a receber uma formação Montessori.

Luís Duarte

Tutor no Mundo Teens

A vocação para ensinar foi moldada, com toda a certeza, pelos dias e dias em que passou uma grande fatia do seu tempo livre entre os 6 e os 10 anos acompanhando a mãe no trabalho de Educadora de Infância e Ensino Especial. Estudou Ciências e Artes no secundário e depois Arquitetura e Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais no superior. Ele e a Eliana (Coordenadora e Guia aqui na Escola do Mundo) são pais de uma das três primeiras crianças que fizeram O Mundo Somos Nós nascer em 2013, logo sócios fundadores. Desde então, o Luís foi conciliando o voluntariado, a contabilidade e a carpintaria da associação com o trabalho no alpinismo desportivo e industrial. É o Guia Itinerante dos mais velhos no recente projeto Mundo Teens e Explicador de Educação Visual e Tecnológica de 5º e 6º ano.

Elisabete Ferreira

Assessora da Direção

Elisabete Ferreira é Licenciada em Ciências Sociais, Facilitadora de Parentalidade Consciente e Facilitadora de Biodanza SRT, com Extensão de Biodanza para Crianças e Adolescentes. Atualmente encontra-se a receber a formação de Educação Terapêutica e Sociologia Antroposófica, na Casa Santa Isabel, em S. Romão e a frequentar a licenciatura em Educação Básica na Universidade do Minho. Profissionalmente, facilitou, em 2018, Biodanza para crianças a uma turma do 5.º ano, de uma escola pública de Guimarães. Em 2019 deu aulas de Biodanza para crianças na Escola do Mundo da Associação O Mundo Somos Nós, crianças entre os 7 e 12 anos, e na Associação “Casa Mimo Girassol”, a crianças com idades entre os 3 e 6 anos. Tem um amor especial pela expressão da vida através da arte (musica, dança, pintura…), numa base sólida no Amor e na Solidariedade. Atualmente dá Biodanza para crianças em instituições, faz apoio psicossocial e educacional a crianças e seus pais e é educadora privada de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto escolar e domiciliar. Na OMSN, para além do descrito antes, é Assessora da direção desde setembro de 2018.

o mundo somos nós

0