O MUNDO SOMOS NÓS

equipa

Conheça a nossa Equipa Educativa

A equipa do Centro de Aprendizagem O MUNDO SOMOS NÓS é constituída por profissionais que se têm vindo a especializar numa abordagem sensível e inteligente da educação.

Neste grupo, os educadores estão motivados em proporcionar às crianças o ambiente, o espaço e o tempo necessários ao seu desenvolvimento holístico. Têm diferentes qualificações e experiências mas em comum uma constante atenção na criação de um ambiente saudável para que as crianças e jovens floresçam em liberdade e com respeito pelo que os rodeia. São facilitadores da aprendizagem e implementadores das intenções do projeto no dia a dia.

Esta equipa tem frequentes reuniões e formações para que seja reforçada a sua coesão através de diálogo e partilha, os seus conhecimentos e, sobretudo para continuarem a crescer como pessoas, tanto quanto as crianças e jovens que acompanham.

Ivone Apolinário

Co-fundadora e Coordenadora-geral da Comunidade de Aprendizagem O MUNDO SOMOS NÓS (na qual está integrado um Hub da Open Learning School Portugal)

Consultora em educação, parentalidade e saúde/bem-estar pela via natural.

Apesar de ser licenciada em Relações Internacionais (ramo económico/político) e de ter estudado Gestão, um interesse crescente na educação de adultos e crianças levou-a a estudar várias áreas como a Medicina Natural (Macrobiótica e Zen-Shiatsu), Yoga, Parto Humanizado e Educação Pré-Natal, e a colaborar na fundação de projetos ligados à alimentação, saúde, estilo de vida natural e parentalidade, sempre de um ponto de vista educativo.

Mais tarde empenhou-se em investigar, várias abordagens educativas, entre as quais as de J. Krishnamurti, principal inspiração do cerne do projecto, frequentando diversas formações e visitando escolas em Inglaterra, Espanha e Portugal. Participou, na Suécia, na formação “Seminar Leader and Parental Coaching” do Family-Lab International, fundada pelo inovador pedagogo dinamarquês Jesper Juul.

Integra os órgãos sociais da MEL – Associação Movimento de Educação Livre e é Presidente da Direção da Associação OMSN, na qual é coordenadora-geral.

Eliana Rodrigues

Co-fundadora da Comunidade de Aprendizagem O MUNDO SOMOS NÓS e Coordenadora-pedagógica na Escola do Mundo

Licenciada em engenharia alimentar, artesã, aficionada da agricultura biológica e da cozinha vegetariana.

Começou por ter as funções de educadora ambiental e alimentar, na associação que co-fundou. À medida que o projeto foi crescendo, criou-se uma simbiose de desenvolvimento entre ambos, trazendo a descoberta de competências e habilidades que a conduziram ao cargo de Coordenadora Pedagógica da Escola do Mundo. Ao longo dos anos tem participado em várias formações, nomeadamente com Ivana Jauregui sobre regras e limites e sobre com a pedagogia de Maria Montessori, na qual se tem vindo a especializar. Atualmente, para além de membro da direção da Associação,  é coordenadora pedagógica e Guia na Escola do Mundo e responsável por projetos, horta e compras.

Susana Pires

Coordenadora-pedagógica e Educadora/Guia no Mundo da Floresta

Licenciada em Educação de Infância e Pós-Graduada em Educação da Criança em Creche, desde cedo teve a sua vocação bem vincada para o trabalho e envolvimento com crianças. No seu percurso profissional, lecionou em diversos colégios no Porto, onde praticou o trabalho de projeto, baseado na metodologia de Reggio Emília, entre outras.

Entretanto dedicou-se a diferentes áreas ao nível da organização e animação de eventos infantis, bem como promoção de atividades educativas em escolas, museus, bibliotecas e câmaras municipais. No seu último trabalho um dos pontos principais de intervenção foi ao nível da interação pais/filhos, e estimulação sensorial para bebés.

Insatisfeita com o formato de ensino habitual na maioria das escolas, sentiu interesse em conhecer práticas educativas alternativas, e com elas ajudar a traçar um novo rumo na educação.

Assim, abraçou o OMSN e ajudou na criação de um projeto para os mais pequeninos: O Mundo da Floresta. Entregue de corpo e alma, sente que este é modelo educativo com que efetivamente se identifica e a faz sentir realizada, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, uma vez que os dias de “trabalho” são repletos de sorrisos, muita cumplicidade e entrega, entre todas as crianças e equipa pedagógica.

Participou em formações de “Forest School Leader” e de Pedagogia Montessori.

No seio da associação, para além de membro da Direção e Coordenadora Pedagógica no Mundo da Floresta, é Guia da Floresta/educadora no Mundo da Floresta e é também responsável pela organização de eventos.

Ana Rosendo

Tutora no Open Learning School Portugal Hub da OMSN  e Guia na Escola do Mundo

Licenciada em Biologia Aplicada, prosseguiu os seus estudos em Agricultura Biológica e Sustentabilidade.

Tornou-se treinadora de futebol juvenil graças à sua paixão pelo desporto e educação. Criou um projeto social, O Mundo dos Graúdos, com o qual formou uma parceria com a associação O Mundo Somos Nós que a conduziu à função de guia na Escola do Mundo.  Participou numa formação de Pedagogia Montessori (6-12 anos) e, atualmente, é guia na Escola do Mundo, Tutora no Hub OMSN da Open Learning School Portugal e responsável pela elaboração de manuais de professores, materiais pedagógicos, recolha de imagens, vídeos e ainda pela criação de projetos.

Janete Sousa

Guia/Educadora no Mundo da Floresta

Licenciada em Educação Básica com demarcação no Mestrado em Educação Pré-escolar. Desde cedo, a sua paixão pela  interação com crianças deu-lhe asas para procurar e desenvolver-se na área da educação. Integrou vários projetos em que a vertente artística esteve sempre presente, como animação infantil, assistência em ATL, decoração de festas, criação de estúdios para crianças, entre outros. Participou em diversas formações, incluindo “Educar Mente e Coração” de  Baby Yoga.

Depois de lecionar em espaços da educação de infância, resolveu explorar outras dimensões sociais, por exemplo no Canadá, entre outros.

O seu bem-estar na natureza, fruto de formação durante vários anos nos escuteiros, fez com que a procura incessante de uma educação “livre” a fizesse chegar até ao OMSN.

Atualmente, frequenta a formação Montessori do Instituto Illai e faz parte integrante da equipa do Mundo da Floresta como Educadora/Guia. É responsável por cuidar das plantas do nosso espaço.

Patrícia Neiva

Guia/Educadora no Mundo da Floresta

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Porto, tendo posteriormente realizado o Mestrado em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho.Investiu na sua formação, tendo participado no “Curso Primeiros Socorros Pediátricos” (I9project); “Método de Montessori: Aplicação Prática” (ReConstruir); “Mindfulness y Inteligencia Emocional” (Prof. Luís Carlos Delgado da Universidade de Granada/Espanha);
“Curso de Inteligência emocional” (Comunilog Consulting).


Colaborou com diferentes instituições de educação, tendo-se dedicado desde cedo ao apoio personalizado a diversas famílias, nomeadamente na oferta de serviços de babysitting e apoio ao estudo.
As suas raízes no litoral fizeram com que o gosto pela Natureza se fizesse sentir, acreditando, por isso, que “viver e coexistir com a natureza constitui um aspeto fundamental do crescimento integral” (Arribas et al., 2018, p. 6). Interessada pela Educação Ambiental na Infância, desenvolveu o seu relatório de estágio procurando investigar os benefícios do aumento do tempo de contato com o ar livre e os seus contributos para o desenvolvimento
da consciência ambiental.


Após o contacto com a realidade da Educação em Portugal sentiu interesse em procurar práticas educativas alternativas, acreditando que “a infância só se vive uma vez, e por isso tem de ser vivida com toda a profundidade” (Neto, 2020, p. 129).
Chegou até ao OMSN com uma enorme vontade de contribuir para um novo rumo na Educação. Atualmente faz parte integrante da equipa do Mundo da Floresta como Educadora/Guia. É responsável por cuidar dos animais do nosso espaço.

Laura Rodrigues

Com 15 anos de experiência em dança, iniciou sua trajetória profissional ao lecionar aulas de ballet para crianças de 3 a 5 anos, despertando desde cedo sua paixão pela educação. Enquanto voluntariava no “Mundo Somos Nós”, dedicou-se a um curso profissional de auxiliar de ação educativa, consolidando as suas habilidades pedagógicas.

Fascinada pela filosofia seguida pelo “O Mundo Somos Nós”, continuou a sua jornada como guia na instituição, onde também desempenha atualmente o papel de professora nas oficinas de dança, em que explora diversos estilos, fruto de aprendizagens ao longo da sua carreira na área. O seu comprometimento reflete-se não apenas na sua atuação presente, mas também na sua visão futura, almejando investir em breve num curso Montessori e obter formação em educação básica.
É na sua visão uma educadora dedicada que, além de contribuir para o desenvolvimento artístico das crianças, busca constantemente aprimorar as suas competências por meio de formações na área de dança e educação.

Luís Duarte

Tutor no Mundo Teens

A vocação para ensinar foi moldada, com toda a certeza, pelos dias e dias em que passou uma grande fatia do seu tempo livre entre os 6 e os 10 anos acompanhando a mãe no trabalho de Educadora de Infância e Ensino Especial. Estudou Ciências e Artes no secundário e depois Arquitetura e Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais no superior. Ele e a Eliana (Coordenadora e Guia aqui na Escola do Mundo) são pais de uma das três primeiras crianças que fizeram O Mundo Somos Nós nascer em 2013, logo sócios fundadores. Desde então, o Luís foi conciliando o voluntariado, a contabilidade e a carpintaria da associação com o trabalho no alpinismo desportivo e industrial. É o Guia Itinerante dos mais velhos no recente projeto Mundo Teens e Explicador de Educação Visual e Tecnológica de 5º e 6º ano.

Outros Elementos da nossa Equipa

Fernanda Oliveira – Cozinha do Mundo
Vasco Pessoa – Apoio Administrativo
e vários outros professores das Oficinas incluídas nos nossos programas educativos.