
Retiro Teens
Quem sou eu? Para onde vou?
Vamos criar um espaço amplo e acolhedor de partilha e aprendizagem para adolescentes (dos 15 aos 19 anos) que estejam em busca de um significado para a vida, e abertos a ir além do que lhes é habitualmente oferecido pela educação.
O que vais fazer num retiro?
- Aprender ou aprofundar a prática de técnicas ancestrais e inovadoras que te vão ajudar a acalmar e conectar
- Iniciar um processo de busca da tua vocação
- Aprender a estar mais aqui e agora
- Largar a pressa e a ansiedade
- Fazer amigos: desenvolver relacionamentos, cultivar capacidades de comunicação, integrar atividades em pequenos grupos e simplesmente estar com pessoas da tua idade
- Participar em vários workshops de arte, música e temas interessantes para adolescentes
Este retiro tem como intenção ajudar adolescentes e jovens adultos a reduzir o stress e lidar com a escola, a vida e os desafios sociais de uma forma empoderada e natural.
Este retiro abre a possibilidade dos participantes se reconectarem com a sua essência, encontrando a sua autoestima natural e desenvolvendo a autoconfiança.
Através da curiosidade, podemos desenvolver a nossa capacidade de compreender os processos de pensamento e as emoções, habilidades cada vez mais valiosas.
A sociedade tem-nos condicionado com identificações com classes sociais, nacionalidade, religião, raça, etc.. A cultura atual guia os adolescentes e jovens numa busca constante pela identificação com algo. Mas será possível nos encontrarmos nos rótulos, identificações e caixas em que nos colocam ou nos colocamos? Haverá algo maior que nos una, que nos conecte uns aos outros e nos dê um sentido de direção e pertença?
A educação correcta deverá também ajudar o estudante a descobrir aquilo que é mais importante para ele. Se ele não encontrar a sua verdadeira vocação, a sua existência não fará sentido; sentir-se-á frustrado, fazendo qualquer coisa que não quer realmente fazer. Se quer ser artista, e em vez disso é um empregado de escritório, passará a sua vida a resmungar e a lamentar-se. Portanto, é importante que cada um saiba o que quer fazer, e depois ver se vale a pena ir por aí. Um rapaz quer ser soldado, mas, antes de ele se dirigir para esse objectivo, deverá ser ajudado a descobrir se a vocação militar é benéfica para toda a humanidade.
Krishnamurti, filósofo e educador
Neste retiro, vamos falar sobre conflitos, autoridade, medo, disciplina, comunicação. Vamos também buscar as causas dos nossos comportamentos.
Vamos acolher as dúvidas uns dos outros, procurar as resistências que temos no nosso modo de pensar, observar as nossas crenças e viajar até às nossas infâncias.
Criaremos um espaço acolhedor e alegre no qual será possível questionar e refletir, assim como convivermos e divertirmo-nos.
Quero receber mais informação
