O MUNDO SOMOS NÓS

intenções e filosofia

Associação

O Mundo Somos Nós é formalmente uma associação sem fins lucrativos e um projeto experimental (na medida em que procuramos reinventar diariamente as nossas práticas, questionando, desafiando o que está estabelecido e criando novas formas de atuar e educar) que tem como finalidade promover a educação do ser humano como um todo.

Procura fazê-lo através da promoção de experiências que incentivam a cooperação entre indivíduos e comunidades, o respeito pelo meio ambiente e a auto-sustentabilidade, o autoconhecimento e a investigação do homem e da vida de forma a criar uma sociedade mais consciente e responsável.

A associação é apoiada pela equipa de educação, voluntários, associados e famílias e é financiada por quotas de associados, quotas suplementares das famílias de crianças associadas, outras atividades, angariação de fundo, doações e outros.

Intenções

A educação integral/holística é aquela que procura desenvolver a mente, o coração e o corpo para que seja possível uma vida inteligente, sã, responsável e compassiva. Para tal, é necessário que educadores e educandos, pais e crianças, estejam juntos num processo de observação das suas emoções, pensamentos e acções.

É nossa intenção reunir numa comunidade de aprendizagem pais, crianças, jovens e adultos interessados em aprender mais sobre si próprios, sobre o mundo que os rodeia e sobre a sua relação com ele.

 

Na prática, fazemo-lo através das seguintes ações:

  • Desenvolver o corpo e a mente das crianças através do contacto com a natureza
  • Promover um desenvolvimento holístico nas crianças, jovens e educadores.
  • Apoiar os educadores na descoberta de uma nova forma de educar
  • Promover a educação para a saúde 
  • Contribuir para a consciencialização da importância da saúde física, emocional e mental
  • Promover eventos educativos na e para a comunidade
  • Estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais

Filosofia

A filosofia de J. Krishnamurti é a inspiração mais profunda da nossa visão da educação, sendo que utilizamos, de uma forma prática no dia a dia do Centro de Aprendizagem, algumas ferramentas provenientes de diferentes métodos/sistemas educativos (Montessori, Forest Schools, Reggio Emilia, Pedagogia do Brincar, Metodologia do Trabalho de Projeto, etc.). Jesper Juul e Family-Lab International também foram uma grande inspiração para nós, porque acreditamos que não podemos simplesmente entregar a educação das crianças nas mãos de outras pessoas. A educação começa na família.

o mundo somos nós

0