O MUNDO SOMOS NÓS

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Ao longo dos anos fomos desenvolvendo outros projetos para adultos, sempre com a intenção de criar espaço para o questionamento das bases sobre as quais a sociedade atual se alicerça. Promovemos a inovação e novas possibilidades de criação de uma cultura assente em valores humanos e naturais que, por sua vez, potenciam o relacionamento harmonioso entre as pessoas que integram ou participam nas nossas atividades.

“Uma comunidade de aprendizagem é uma organização social de pessoas que trabalham em conjunto, partilhando conhecimentos, atitudes e valores, para alcançar objetivos mútuos” (Freitas, 2010).

Estamos a crescer lentamente e a aprofundar as nossas raízes. Apesar de tocarmos diariamente num número bastante restrito de famílias, temos sido procurados por pessoas e instituições que pretendem criar outros pequenos pólos em Portugal, onde a “educação familiar”, com amor e respeito pelas crianças, é considerada a chave para transformar o mundo. 

Acreditamos que as crianças de hoje serão capazes de transformar o mundo amanhã e que, com o seu amor, paixão, entrega e inteligência, aliados às suas capacidades técnicas, podem criar muitos projetos pessoais e coletivos que beneficiem não só apenas alguns, mas todos os seres humanos. O futuro do planeta depende da educação consciente que estamos a promover e a difundir por Portugal e pelo mundo.

Apesar de no meio da educação em geral sermos um pequeno oásis, somos impulsionados a partilhar o que temos aprendido com toda a comunidade.

Regularmente, no âmbito dos diferentes projetos, organizamos oficinas, cursos e palestras abertas ao público em geral.

O autoconhecimento, o questionamento da atual sociedade, a natureza, a arte, a educação ambiental e a sustentabilidade são os alicerces essenciais da nossa comunidade em criação. 

Este projeto irá promover atitudes cooperativas e solidárias que criem um desenvolvimento sustentável da região, trazendo consciência e responsabilidade a toda a comunidade. Descobrir os pontos fortes e os pontos fracos do local onde vivemos e trabalhamos é uma tarefa que pretendemos levar a cabo, a fim de poder solucionar problemas.

Para desenvolver esta Comunidade estamos a preparar a nossa Quinta de Sandelhas onde pretendemos, no futuro, realizar atividades residenciais com famílias, crianças, jovens e público em geral interessado em aprender juntos.