O MUNDO SOMOS NÓS

Programa Educativo para Crianças e Jovens 2024/2025

OMSN

Um pequeno grupo de crianças a partir do 5º ano e até ao 9º está a juntar-se aos poucos no nosso Centro de Aprendizagem, nos programas educativos Escola do Mundo e Open Learning School.

À medida que crescem, as crianças são acompanhadas através de um contato estreito que permite ao educador conhecer o jovem e a sua vida interior. Nos diálogos de grupo e assembleias, são incentivados a expressar os seus próprios pensamentos e dúvidas.

Nesta fase, os jovens formam sua identidade, enfrentam a transição para a adolescência e estabelecem bases cruciais para o futuro académico e pessoal. No nosso Centro de Aprendizagem procuramos fomentar uma educação académica sólida, mas que também fomente o desenvolvimento de competências sociais, questionamento, pensamento crítico e autoestima. Oferecemos um ambiente seguro e amoroso para que os jovens possam explorar interesses, talentos e valores, enquanto apoiamos o bem-estar emocional durante as mudanças significativas destas idades.

Ao criar um ambiente positivo e de apoio, prevenimos problemas como bullying e desinteresse pela aprendizagem, preparando as crianças e jovens para os desafios do ensino secundário e da vida adulta.

Temos observado que o nosso Centro desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental, fornecendo estruturas de apoio e recursos que podem ajudar os jovens a desenvolver resiliência e estratégias saudáveis para lidar com os desafios desta fase da vida.

Os jovens têm também a oportunidade de seguir os seus próprios interesses e projetos, para os quais podem ter mais tempo, através de projetos de investigação no Centro ou fora dele.

Os professores/tutores têm sempre duas coisas em mente: que cada jovem atinja os seus níveis de excelência no que mais ama e que um nível básico de um diferente número de áreas lhe seja possibilitado, sem prejuízo do seu talento ou aptidão.

 

Apresentamos de seguida informações mais detalhadas sobre algumas das oficinas previstas para o ano letivo 2024/2025 na Escola do Mundo (1º ao 6º ano)/ Open Learning School (7º ao 9º ano):

Português (Linguagem, Leitura, Escrita e Gramática): O objetivo da nossa abordagem ao português é inspirar em cada estudante o amor pela literatura e ajudá-lo a tornar-se num leitor e escritor focado e envolvido.

As crianças participam em círculos literários, contação de histórias, leituras diárias independentes, e desenvolvimento do vocabulário. Todos os dias incentivamos a escrita no seu diário. São encorajados a fazer composições, resumos e a interpretar textos, partilhando os seus pensamentos com os colegas. Oficinas de escrita criativa no qual se explora o ciclo da escrita, rascunhos, revisão, edição e publicação do seu trabalho. Aprendem as convenções da escrita, incluindo gramática e mecânica da escrita. Pretendemos, resumidamente, que desenvolvam as suas ferramentas de Comunicação – falar, escrever, ouvir, colaborar.

Matemática: Aqui procuramos fornecer às crianças uma autêntica compreensão dos conceitos matemáticos, ferramentas e estratégias que possam ser aplicadas no mundo real. A resolução de problemas em grupo é valorizada e as abordagens tradicionais da aprendizagem são equilibradas com projetos de experiências práticas e com métodos originais como canções, por exemplo. Os jogos matemáticos Montessori são uma ferramenta que temos vindo a utilizar.

Natureza (inclui Estudo do Meio): O conteúdo desta oficina envolve a aprendizagem de conteúdos sobre o meio envolvente, através de leitura, pesquisa, saídas de campo e projetos de pesquisa independentes nos quais as crianças podem investigar profundamente os temas que lhes interessam no mundo que as rodeia e apresentá-los aos colegas e professor.

Geografia: O mais importante nesta área é começar por perto, para ir longe. Começar com um mapa da zona onde estamos, explorar o meio envolvente: o clima, o solo, os rios, as montanhas, a vegetação, o tipo de agricultura, as cidades. Depois exploramos os aspetos económicos e as construções humanas no meio, estradas, caminhos de ferro; Depois expandimos para a região, país, continente, planeta.

História: As crianças adoram histórias, adoram vidas, adoram conhecer melhor as pessoas à sua volta e a vida das personagens históricas. Começar com biografias e detalhes cativantes de um determinado período permite que mais tarde se enquadre esses detalhes num contexto maior da história de Portugal ou de um qualquer momento histórico importante. Linhas do tempo e saber o que faziam outros povos em determinados períodos, permite obter uma consciência maior do todo e das diferenças de culturas e regiões. Permite também discutir ativamente temas da cultura atual.

Ciências – Física e Química:

A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte e ciência verdadeiras. Aquele a quem esta emoção é estranha, que não pode mais fazer uma pausa para se maravilhar e ficar suspenso em êxtase, é tão bom como um morto: os seus olhos estão fechados …Saber que o que é impenetrável para nós realmente existe, manifestando-se como a mais alta sabedoria e a beleza mais radiante que todas as nossas faculdades embotadas podem compreender apenas nas suas formas mais primitivas – esse conhecimento, esse sentimento, é o Centro da verdadeira religiosidade.

Albert Einstein

A química oferece às crianças a oportunidade de observar objetivamente as forças externas da natureza, que são um reflexo dos sentimentos e perceções interiores inquietantes que estão a experimentar. Observamos as características da combustão, sais, ácidos e bases, água e metais. No processo de transformar a substância noutra forma, experimentamos a alquimia da vida, esperando que, a partir das matérias-primas do nosso caos interno, algo belo possa ser criado.

Examinamos as forças da natureza, através da perceção dos fenómenos do mundo. Procuramos envolver não apenas o seu pensamento, mas o seu sentimento e vontade. Estabelecemos paralelismo com as forças que nos movem internamente, as mesmas que regem o universo, acentuando o poder de observação, aprendendo a separar o que vemos, ouvimos, sentimos e cheiramos – factos, do que pensamos ou que nos foi dito sobre isso – julgamentos.

Pretendemos através de experiências científicas ajudar as crianças a verem-se a si próprias como cientistas, investigando o mundo à sua volta ativamente. A ideia é construir alicerces para ideias mais avançadas que os preparem para a vida num mundo cada vez mais científico e tecnológico, incentivando a sua consciência ecológica. Também pretendemos que as crianças desenvolvam as ferramentas de um verdadeiro cientista do seu próprio interior através do método observação – questionamento – encontrar factos – pesquisa – descoberta – reflexão.

Línguas Estrangeiras: O objetivo desta oficina é promover uma atitude positiva em face da aprendizagem de uma outra língua e instalar nas crianças o interesse por outras culturas. As aulas promovem uma aprendizagem agradável e divertida, levando as crianças naturalmente a falar, ler, escrever e cantar.

Expressão Artística (inclui Educação Visual e Tecnológica): O principal objetivo nestas aulas é desenvolver a sensibilidade e apreciação pela beleza nas suas diversas formas – encontrar o artista que temos dentro, e desenvolver diferentes capacidades de expressão artística. Incluímos desenho, pintura, artes manuais, olaria, fotografia, vídeo, geometria e construções.

Dança: Na dança procura-se desenvolver nas crianças o seu potencial para a dança, que inclui: compreender as capacidades do seu corpo ao nível do movimento e da flexibilidade, integrando a noção de ritmo; conseguir criar pequenas coreografias através de movimentos aprendidos e introduzindo alguns novos, privilegiando a criatividade e a expressividade como elementos fundamentais para o desenvolvimento individual e progressivo de cada criança; utilizar as diversas partes do corpo de forma equilibrada para se expressar; fazer uso do espaço total disponível; desenvolver a flexibilidade; exteriorizar os seus sentimentos; desenvolver a calma e a atenção. Algumas vezes por ano as crianças apresentam em público o resultado do seu trabalho.

Iniciação Musical: O principal objetivo das aulas de música é desenvolver nas crianças a paixão pela música, através de um processo que inclui jogos e atividades no exterior onde se procura descobrir a musicalidade que existe em tudo. De uma forma divertida, transmitem-se as noções de ritmo, e começa-se a trabalhar a voz e o ouvido, preparando as crianças para a escolha do(s) instrumento(s) com que mais se identifiquem. Algumas vezes por ano as crianças apresentam em público o resultado do seu trabalho, no âmbito da recém-criada Banda do Mundo, que inclui professores, voluntários e crianças.

Informática e Tecnologias: Esta área encontra-se integrada no desenvolvimento das restantes. Por exemplo, na elaboração de projetos, usamos apresentações em power point, documentos word, na matemática usamos excel, etc..

Momento de Diálogo: Queremos que as crianças aprendam a usar bem as suas mentes, corpos e corações, por isso nesta atividade incentivamos a abertura total para que livremente elas investiguem a sua própria vida, desenvolvendo assim a auto-reflexão e consciência nos relacionamentos com os outros e com o que os rodeia.

Culinária: Esta aula/oficina visa trazer as crianças para um contato mais próximo com os alimentos que saem da terra, ensinando-as a prepará-los e a cozinhá-los adequadamente, mantendo sempre um carácter lúdico e divertido. Nestes momentos “laboratoriais” na cozinha as crianças aprendem sobre muitos temas, como biologia, física, química e matemática.

Mãos à Horta: Todas as crianças ajudam a trabalhar na horta ecológica – observando a comida a ir da horta até à cozinha no nosso almoço vegetariano.

Atividades na Natureza: É uma oportunidade para aprender sobre a natureza, construir relações duradouras, sentir-se confortável e seguro fora de portas e tornar-se ativos defensores do ambiente. As crianças adquirem ferramentas como independência, cooperação e trabalho de equipa, e a capacidade de passar tempo na natureza sem o estímulo da tecnologia. Nestas atividades incluímos o silent walk, caminhadas, passeios e escalada.

Movimento: Aqui fazemos jogos de cooperação, movimento e consciência do corpo e jogos de equipa. Contribui esta atividade para a compreensão por parte das crianças da importância de fatores como a vitalidade física, cuidado com o corpo, escolhas de vida saudáveis, desenvolver a compreensão, respeito e compaixão pelos outros, e incutir um sentido de responsabilidade ao todo. Excelência pessoal, companheirismo, auto-reflexão e alegria no jogo são enfatizados em detrimento da competição. As lições que as crianças aprendem e praticam nos campos de jogo podem servir-lhes para uma vida inteira. Aprendem sobre amizade, tanto dos colegas como daqueles contra os quais competem. E aprendem sobre comunidade, que cada componente é uma parte do todo.

Visitas de Estudo: As crianças têm aqui a possibilidade para aprender in loco sobre vários temas, sendo muito mais fácil assim reter os conhecimentos já que os conseguem ligar a acontecimentos reais e marcantes. Inclui visitas a parques, museus, bibliotecas, monumentos, cinema, etc..

Organização e Limpeza: Todos os dias as crianças, apoiadas pelos adultos, organizam e limpam as salas, colaborando em tarefas simples nas quais começam a compreender a necessidade de manter os espaços em condições adequadas para que possam ser utilizados por todos. Esta atividade diária desenvolve nas crianças um espírito de entreajuda, enquanto lhes transmite noções de ordem e higiene que podem ser úteis por toda a sua vida.

Assembleia: Nesta assembleia as crianças e pais/educadores/professores podem fazer anúncios, pedidos, partilhas, apresentações, etc.. Tem como objetivo criar um clima de união e partilha e ocorre no início e no final da semana.

Facebook
Twitter